PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Barcelinhos, Barcelos


Exposição de motivos
•Atualmente, sentem-se ainda de forma muito evidente as consequências da pandemia. Este evento, novo para quase toda a população, trouxe ansiedade devido às constantes notícias de caráter negativos nos meios de comunicação, nomeadamente as redes sociais e a televisão; desgostos devido à doença grave ou ao óbito de pessoas próximas; afastamento físico prolongado em relação aos amigos e familiares; grandes preocupações devido a questões financeiras das famílias, já que milhares de famílias perderam as suas fontes de rendimento; medo constante de ser contaminado e de contaminar os outros; bem como a diminuição da comunicação entre as pessoas, o que fez com que aumentasse o sentimento de solidão, insegurança e tristeza.
•O stress aumentou entre os jovens, e não foi só a ansiedade devido a novas formas de trabalhar na escola (aulas à distância durante o isolamento nos tempos de pandemia; o uso de plataformas de comunicação, que são úteis mas vieram permitir uma comunicação muito «imediata», etc.) bem como devido à acumulação de trabalhos e testes por causa de várias alterações que foram introduzidas nos critérios de avaliação das várias disciplinas e que faz com que estejamos constantemente “em avaliações”.
•Consequentemente, o número de casos de alunos que se sentem «deprimidos» ou com manifestações de muita ansiedade ou até com ataques de pânico, devido às notas dos testes e outras avaliações, cresceu bastante.
•Muitos alunos que se preocupam em ter bons resultados escolares sentem-se à beira de esgotamentos mentais devido a carga de trabalhos e à carga horária.
•Muitos jovens encontram-se muito depressivos, também por causa das redes sociais, pois nas redes sociais há muita comparação, levando a uma autoestima baixa e uma perceção da própria vida distorcida.


Medidas Propostas
  1. Mudança do sistema de avaliação (menor percentagem aos testes) - alterar os peso dos teste na avaliação.
  2. Tornar o horário escolar mais leve, com menos horas letivas.
  3. Aumentar o número de psicólogos nas Equipas de Saúde Escolar.