PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Amares


Exposição de motivos
Os deputados eleitos discutiram e refletiram sobre as propostas de cada lista. Depois de debate bastante participado chegaram a um consenso e elaboraram três medidas que serão apresentadas na sessão distrital de Braga.
Os deputados pretendem melhorar o apoio dados nas escolas aos jovens. Só melhorando o apoio consegue-se que os jovens possam estar mais atentos e procurar ajuda quando precisam. Melhorar o apoio dado nas escolas aos alunos de modo a que possam usufruir do mesmo ao longo do ano letivo, dentro e fora da escola.
Tornar a escola mais atrativa e menos apenas ligada aos conteúdos e avaliações. Os alunos devem encarar a escola como uma extensão da vida comunitária e não apenas ter aulas, estudar para os testes e fazer exames.
Apesar de a escola ter serviços e psicologia e orientação os pais/encarregados de educação não beneficiam desse apoios e nem sempre conseguem identificar as problemáticas mentais dos seus educandos. Tal como existem serviços de especialidade que acompanham as grávidas ao longo da gestação também, deveria existir um apoio aos pais para que possam, ao longo da infância/juventude dos filhos , estar atentos aos sinais de problemas na saúde mental, procurar os serviços e acompanhar os seus filhos.
Acima de tudo o apoio à saúde mental deve estar cessível a todos, filhos , pais e restante comunidade de modo a que haja uma intervenção precoce.


Medidas Propostas
  1. Aumento da oferta de psicólogos dentro e fora das escolas através da oferta de um cheque psicólogo.
  2. Aumentar a oferta de atividades extracurriculares e criar condições para a realização das mesmas nas escolas.
  3. Acompanhamento psicológico dos pais desde o período pré-natal até aos 18 anos.