PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Santos Simões, Guimarães


Exposição de motivos
A prevalência dos problemas de saúde mental entre crianças e adolescentes tem aumentado nos últimos anos, sobretudo após a pandemia do SARS COV-2, sendo que uma em cada cinco crianças apresenta evidências de problemas de saúde psicológica.
Para além de uma prevalência elevada, as perturbações mentais na infância e adolescência apresentam ainda níveis elevados de persistência e constituem um dos principais preditores dos problemas de saúde mental na idade adulta, podendo ter efeitos prejudiciais no desenvolvimento social, intelectual e emocional das crianças e jovens e, consequentemente no seu futuro. Incluindo o seu potencial impacto no desempenho escolar.
Deste modo, propomos três medidas para prevenir e conter problemas de saúde mental nos nossos jovens.


Medidas Propostas
  1. Realização de palestras e podcasts sobre a Saúde Mental, no início do ano letivo, dirigida a toda a Comunidade Escolar.
  2. Criação de uma equipa multidisciplinar (técnicos, psicólogos) que coordene e disponibilize os dados concelhios sobre Saúde Mental dos Jovens para que, em articulação com a Autarquia, esta disponibilize infraestruturas e equipamentos de apoio aos jovens.
  3. Articulação entre Escolas e Centros de Saúde para precocemente detetar sinais de alerta relativos à Saúde Mental dos Jovens e intervir de forma mais rápida.