PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Vale D´Este, Barcelos


Exposição de motivos
Perante a evidência de vários distúrbios ao nível sociológico e psicológico agravados por diferentes crises (económica, pandémica e agora uma guerra na Europa), constata se um aumento significativo de distúrbios mais ou menos graves ao nível psicológico e social entre os jovens.
É assim que, neste contexto, surge este projeto de recomendação que, esperamos, seja a solução se não para o término de tão grave questão social, pelo menos que se constitua como um forte contributo para a sua diminuição…
Desta forma, apresentamos três medidas que, para além de constituírem uma tentativa de findar o problema através de ações concretas, visam, também, a sensibilização das camadas mais jovens da sociedade, pois acreditamos que o projeto “Parlamento Dos Jovens” possa ser uma solução para o início de uma política de saúde mais ativa e prolifera.


Medidas Propostas
  1. A Escola proporcionar espaços onde grupos de jovens tenham oportunidade de, em conjunto , falar acerca dos seus problemas, Estes grupos de apoio teriam a mediação de um técnico de saúde mental.
  2. Reduzir a componente letiva, de forma a permitir que as escolas fomentem clubes e/ou atividades onde os jovens possam desenvolver as suas competências artísticas, desportivas, comunicacionais ou outras, sem ser em contexto de sala de aula .
  3. Incrementar novas formas de avaliação que diminuem a importância dos testes e apresentações orais em detrimento de interações menos formais que permitam diminuir a ansiedade e fomentar o gosto pelo ensino pela descoberta.