PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Fragoso, Barcelos


Exposição de motivos
Os adolescentes e os jovens passaram nos últimos anos por situações difíceis e estranhas, com particular destaque para a pandemia de COVID-19, e continuam agora a viver tempos marcados por dificuldades sociais e, em muitas casos, económicas, facto a que não é alheia a guerra na Europa entre a Rússia e a Ucrânia. Os jovens vivem ainda no seu quotidiano desafios e exigências imensas, em parte causadas pelas redes sociais, mas também pela pressão das famílias para a necessidade de obtenção de resultados escolares e pelas expetativas e inseguranças causadas por um mundo em rápida transformação.
Todos estes desafios levantam problemas a diversos níveis: familiares, escolares, sociais e, em casos mais graves mas cada vez mais comuns, ao nível da saúde mental e bem-estar psicológico.
Neste sentido, os deputados eleitos à sessão escolar do Agrupamento de Escolas de Fragoso propõem medidas que visam a melhoria dos índices de saúde e bem-estar mental que passam sobretudo pelo despiste destas situações, pelo desenvolvimento de estratégias que procuram evitar que estas situações ocorram e pelo desenvolvimento de técnicas e ajuda para que as mesmas, caso se verifiquem, possam ser tratadas.
Propomos, assim, as seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. Promover inquéritos junto dos adolescentes e jovens para despiste de casos de doença/mal-estar mental, com vista ao seu encaminhamento para acompanhamento e tratamento.
  2. Limitar o tempo de uso das novas tecnologias e, em particular, das redes sociais, procurando-se criar, em alternativa, rotinas diárias que envolvam a leitura, o exercício físico e convivência direta entre os jovens.
  3. Criação de grupos confidenciais para apoio à resolução de problemas de doença/mal-estar mental.