PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, Guimarães


Exposição de motivos
As medidas que constituem o projeto de recomendação da Escola estão alicerçadas em três ideias/soluções chave: o acesso fácil, por parte dos alunos, a psicoterapia; encontrar soluções para algumas das fontes de ansiedade associadas à avaliação e melhorar o acesso às consultas de pedopsiquiatria nos hospitais e aumentar a frequência das mesmas.
Relativamente à primeira, os alunos consideram que, pelo menos de 15 em 15 dias, deveriam ter sessões de psicoterapia, em contexto de turma, que serviriam para detetar possíveis problemas mais precocemente; para orientar os alunos e as famílias, caso haja essa necessidade; para partilhar angústias e desenvolver estratégias para as minimizar; para fortalecer as boas relações entre os alunos; para potenciar a atenção e a concentração; etc. Estas sessões poderiam decorrer nas aulas da componente de Oferta Complementar em estreita colaboração com o SPO. Claro que, esta solução ou outras similares, implica haver psicólogos nas escolas em número suficiente.
Quanto à segunda, os alunos entendem que uma das fontes de stress e ansiedade está relacionada com os momentos de avaliação, principalmente para os alunos que praticam desportos federados ou deporto escolar, isto porque, muitas vezes, os alunos têm provas ao fim de semana e na segunda feira seguinte têm um teste para realizar, para o qual têm consciência que o tempo de estudo foi insuficiente. O facto de os alunos, nem sempre, conseguirem gerir as atividades desportivas que adoram com os compromissos académicos, faz com que, problemas graves de ansiedade se manifestem, afetando a saúde mental dessas crianças e jovens. A solução para este problema pode passar por uma flexibilização dos momentos de avaliação, tal como acontece com os alunos de alta competição.
No que se refere à terceira, os alunos constataram que as consultas de pedopsiquiatria nos hospitais têm uma frequência que consideram pouco adequada a este tipo de problemas. O intervalo entre consultas é de meio ano, tempo esse que deve ser encurtado para consultas mensais, para que haja um melhor acompanhamento das crianças e jovens com problemas de saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Criar sessões de psicoterapia em contexto de turma, pelo menos duas vezes por mês.
  2. Ajustar a lei aplicada aos alunos de alta competição (Decreto-Lei n.º 125/95 de 31 de maio) aos alunos que praticam Desporto Escolar e desportos federados.
  3. Aumentar a frequência das consultas de pedopsiquiatria nos hospitais públicos, para pelo menos uma vez por mês.