PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Pedome


Exposição de motivos
A valorização da saúde mental, do estar bem emocional, é essencial. É necessário combater a desinformação e o estigma ligados ao tema da saúde mental e colocar ênfase em muitas situações (bullying, ansiedade, stress, depressão, …) que condicionam a estima e estabilidade emocional dos jovens, especialmente após estes anos difíceis de pandemia. Assim, torna-se crucial informar sobre questões de saúde mental e possíveis soluções. Alertar a comunidade, principalmente a escolar que lida com crianças e jovens, para sinais que mostrem que é necessária intervenção. Criar um espaço de diálogo e partilha.
Outro fator importante é criar ambientes positivos e enriquecedores para os jovens. Hoje em dia as redes sociais estão sempre presentes e a dependências dessas ligações virtuais é enorme. A internet é também espaço para muitas situações que criam desequilíbrio emocional e afastamento entre jovens. A criação de espaços que convidem a uma maior interação entre pares e atividades lúdicas e desportivas, de convívio desligados da net, ainda que momentaneamente, é essencial.
Tornar as escolas e instituições mais apelativas e não apenas blocos de cimento.
Potenciar o elo entre professores/cuidadores, alunos e técnicos especializados. Assim, a matriz curricular poderia conter um momento semanal dedicado ao relaxamento, diálogo, debate e que permitisse aos jovens abordar questões relacionadas com a saúde mental. Também iria permitir um maior e mais célere contacto entre jovens e técnicos especializados/psicólogos.


Medidas Propostas
  1. Direcionar um tempo da matriz curricular para momentos de relaxamento/mindfulness, diálogo e desenvolvimento de projetos sobre saúde mental.
  2. Suspensão de aulas e realização de Atividades (palestras/ projetos com profissionais certificados e debates sobre saúde mental) abertos à comunidade no dia 10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental para tornar a saúde mental uma prioridade.
  3. Valorizar os espaços exteriores nas escolas/ instituições com materiais de prática desportiva, jogos lúdicos, mais zonas verdes para incentivar a socialização e bem estar.