PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, Guimarães


Exposição de motivos
As medidas propostas na Sessão Escolar relacionam-se, na maioria, com o contexto escolar dado que, segundo os deputados presentes, é neste mesmo que se poderiam modificar algumas práticas, no sentido de colmatar alguns problemas de saúde mental já existentes e prevenir o aparecimento de outros.
Os deputados abordaram as diferentes medidas e valorizaram a diminuição da carga letiva dos alunos na generalidade. Isto porque consideram que o sistema educativo português propõe uma carga letiva muito elevada para todos os ciclos de ensino. Consideram que a sua diminuição irá ser benéfico para os discentes uma vez que lhes irá permitir a realização de um maior número de atividades extracurriculares, tão importantes para o bem estar físico e psicológico dos jovens.
Ainda em contexto escolar, propõem a redução dos trabalhos/atividades propostos para casa, tendo em conta o empenho/trabalho realizado na sala de aula. Ou seja, aqueles alunos que revelem maior facilidade na aquisição, compreensão e aplicação dos conteúdos, bem como um maior empenho na aula, não deveriam ter trabalhos de casa. Pelo contrário, àqueles discentes menos empenhados e com mais dificuldades deveriam ser marcadas algumas/poucas tarefas a realizar em casa. Desta forma, os alunos mais autónomos teriam mais tempo livre para as suas atividades extra-aula e poderiam apoiar os colegas na realização dos seus trabalhos e, eventualmente, ajudá-los no domínio da saúde mental, caso houvesse entendimento entre eles.
Finalmente, é valorizada a realização de um maior número de atividades ao ar livre, tanto em contexto escolar como fora dele. Os jovens deveriam praticar mais desporto ao livre e conviver entre eles em espaços abertos. Na escola, algumas das aulas teóricas e práticas poderiam ser lecionadas num recinto escolar aberto e fora da tradicional sala de aula. A realização de todas estas atividades ao ar livre iria, de certeza, ajudar a prevenir muitos problemas de saúde mental nos jovens e promover uma maior interligação entre eles.


Medidas Propostas
  1. Redução dos trabalhos de casa, devendo estes ser proporcionais ao trabalho e empenho dos alunos em contexto de sala de aula. Desta forma, os mais empenhados poderão ter mais tempo livre fora da escola para realizarem outro tipo de atividades.
  2. Realização de um maior número de atividades ao ar livre, pois estas são fundamentais para prevenir problemas relacionados com a Saúde Mental nos Jovens.
  3. Diminuição da carga letiva dos alunos para que estes possam ter mais momentos de lazer e de convívio entre eles.