PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Ínfias, Vízela


Exposição de motivos
Num mundo que acaba de sair de uma pandemia e que agora vive mergulhado nos problemas de uma guerra vivida às portas da Europa, é urgente ajudar as pessoas que sofrem com a falta de saúde mental. Nunca se viu tantos(as) alunos(as) nas nossas escolas a sofrerem de ataques de pânico, ansiedade, depressão… onde a maioria das comunidades educativas não conseguem entender e ajudar os(as) seus(suas) alunos(as) nessa problemática. Torna-se necessário dotar as comunidades educativas de literacia sobre saúde mental, nomeadamente os(as) alunos(as), uma vez que tem vindo a ser reconhecido como uma área prioritária de intervenção na saúde dos jovens.
Por isso as medidas apresentadas visam mobilizar as pessoas e as comunidades educativas a serem mais empáticas relativamente às pessoas com problemas de saúde mental e a informar as comunidades educativas sobre a temática. São medidas que visam, também, que ninguém se sinta excluído ou isolado nos seus problemas e que possam partilhar as suas emoções, conseguindo obter respostas e apoio num momento de maior fragilidade emocional/mental.


Medidas Propostas
  1. Realização de uma semana temática relacionada com a saúde mental, marcada por diversas atividades e que possa permitir a quem o desejar nessa semana ou ao longo do ano, um momento semanal com um(a) psicólogo(a).
  2. Dar a conhecer distúrbios/doenças/problemas de foro mental (burnout; ansiedade; ataques de pânico; etc…) através de curtas metragens e atividades num ambiente de realidade virtual que simulem essas situações.
  3. Colocação de uma caixa, num lugar estratégico da escola (ou agrupamento), garantindo-se o anonimato de quem coloca e de quem redigiu, onde os alunos possam escrever/colocar mensagens/questões sobre os seus problemas, de como se sentem, dos seus relacionamentos…