PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe


Exposição de motivos
O plenário da sessão escolar identificou um leque de três medidas, resultantes do debate da sessão escolar. Estas medidas surgiram fruto das propostas de ambas as listas.
As medidas nasceram a partir da identificação de motivos impactantes na saúde mental dos jovens realizada pelos alunos. Desde logo, foi apresentada pelos alunos a necessidade de promover uma comunicação de melhor qualidade e partilhada entre os membros da comunidade escolar (encarregados de educação, pais, professores, funcionários e alunos).
Os alunos também se mostraram preocupados com a sobrecarga de trabalho individual fora do horário escolar e identificaram dificuldades generalizadas na organização e métodos de estudo. Ainda aqui, foi manifestada uma grande preocupação com o direito universal da criança, uma vez que há uma ausência de tempo livre para que possam ter atividades do seu agrado, causando, segundo os próprios, stress e ansiedade.
Os alunos mostraram demonstraram-se sensíveis à temática dos consumos nocivos, nomeadamente o álcool e à importância de serem alertados para os efeitos e consequências.


Medidas Propostas
  1. Criação de redes sociais no âmbito das escolas de forma a promover a comunicação e partilha no seio da comunidade escolar.
  2. Criação de uma disciplina de métodos e organização de estudo.
  3. Criação de plataformas de partilha de livros, vídeos, documentários e filmes dedicadas a crianças e jovens.