PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Haute Vallee School


Exposição de motivos
Consideramos que o Estado Português necessita de ter uma ideia geral sobre como se encontra a saúde mental e bem-estar dos estudantes em Portugal. Só com essa ideia geral, poderemos estabelecer medidas efetivas de apoio que possam ir ao encontro das necessidades apuradas. A realização de um inquérito poderá ser o instrumento que servirá este objetivo. Um inquérito enviado para todas as escolas de 2º e 3º ciclos, secundárias, profissionais e institutos de ensino superior, ao qual todos os alunos deverão responder.
Os jovens também precisam de ter um serviço de consultas que seja próximo e de fácil acesso, onde, de forma confidencial, poderão expôr os seus problemas, colocar as suas questões, fazer as suas sugestões, nos mais variados assuntos que tenham uma interferência no âmbito da saúde mental e bem-estar, como sejam as situações de luto, educação, saúde sexual, drogas e álcool, relacionamentos, habitação, questões legais, entre outras.
Outra das medidas que sugerimos para melhorar a saúde mental dos jovens portugueses será a criação de um espaço seguro, controlado , familiar e monitorizado - as próprias instalações da escola-, onde os jovens possam praticar desporto e atividades culturais e lúdicas aos fins de semana. Seria excelente, principalmente para aqueles que não têm a possibilidades de frequentar algum clube, ginásio, teatro pelos custos que isso acarreta.
Tendo como base estes três pressupostos, elaborámos três recomendações para cada um destes três pilares que defendemos e que podem elevar a saúde mental e o bem-estar dos jovens portugueses a patamares bem altos.


Medidas Propostas
  1. Realizar um inquérito nacional em todos os estabelecimentos de ensino portugueses, com exceção do 1º ciclo, no qual os jovens respondem a uma série de perguntas elaboradas por psicólogos e especialistas, para que o Estado tenha uma ideia global sobre o estado da saúde mental e do bem-estar dos estudantes em Portugal.
  2. Criação do projeto SIM - Serviço de informação e monitorização -, financiado pelo Estado português, gratuito, confidencial e independente que aconselha os jovens dos 13 aos 25 anos sobre várias matérias, visando o seu bem-estar e saúde mental.
  3. Estabelecer clubes de tempos livres dentro das instalações escolares, aos fins de semana, para que os jovens possam praticar desporto, atividades culturais e lúdicas, sobre a monitorização de profissionais.