PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral


Exposição de motivos
A saúde mental dos jovens está na ordem do dia e toda a sociedade se deve organizar na procura de repostas a este grande desafio de saúde pública. Os governos devem legislar no sentido de garantir a saúde e o bem-estar dos jovens, proporcionando-lhes condições para que possam ter um futuro mais feliz.
A pandemia e o confinamento agravaram um problema que já existia, mas que, fruto de algum preconceito era tabu e, por isso, pouco discutido pela opinião pública e ao qual não foi dada a devida importância por parte do poder político.
É vital que a sociedade mude este padrão de pensamento e comportamento, uma vez que a saúde mental deve ser encarada como qualquer outro problema de saúde, com a mesma atenção, responsabilidade e importância, mas sem preconceitos associados.
As doenças mentais são a principal causa de incapacidade na sociedade atual, pelo que, quando a doença mental afeta os jovens estamos a comprometer uma geração. É urgente implementar medidas que deem resposta a este problema.
Os governos devem envolver toda a sociedade civil na procura de soluções e, neste caso, os jovens podem e devem ter uma palavra a dizer.


Medidas Propostas
  1. Criação de projetos curriculares/disciplinas de apoio psicológico, nomeadamente na gestão de emoções e relações interpessoais, focados em técnicas como o mindfulness e meditação.
  2. Disponibilizar apoio psicoterapêutico a todos os alunos, aumentando o número de profissionais – psicólogos – nas escolas.
  3. Diminuir a carga horária nas escolas, reduzindo o tempo que os alunos passam na Escola. Reduzir a carga horária das disciplinas com mais carga horária e reduzir os currículos / Aprendizagens Essenciais.