PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Santa Cruz


Exposição de motivos
Um dos desafios de saúde pública mais difíceis de nosso tempo é a luta contra o estigma em relação à saúde mental. Embora as condições de saúde mental sejam muito comuns em todo o mundo, as pessoas que vivem com elas muitas vezes sofrem discriminação e são tratadas de forma diferente. Medo, incompreensão e preconceitos contribuem para o estigma, a exclusão social e a discriminação que ocorrem em torno de pessoas que vivem com condições de saúde mental. Isso pode ocorrer com amigos ou familiares e em todas as esferas da vida; em casa, na escola, no local de trabalho.


Medidas Propostas
  1. Desenvolver campanhas nacionais, em parcerias com o Ministério da Educação e com o Ministério da Saúde, que promovam a prevenção da saúde mental e o combate ao estigma.
  2. Promover a criação de espaços / ambientes saudáveis, que acolham os jovens e tenham uma escuta ativa e qualificada sem julgamentos.
  3. Maior investimento por parte do Estado em psicólogos na área da educação e psicólogos clínicos, pedopsiquiatras, enfermeiros especialistas em enfermagem de Saúde Mental, nos centros de saúde e hospitais públicos.