PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol


Exposição de motivos
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), "A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade".
Atualmente, os problemas de saúde mental entre os jovens aumentam devido a inúmeros fatores que podem levar a situações extremas como o suicídio. Os jovens têm muita dificuldade em agir perante as adversidades do dia-a-dia, sejam problemas familiares, o stresse que sentem para ter boas classificações na escola, o bullying, a droga e / ou o álcool. Frequentemente «escondem-se» atrás das redes sociais e vivem num mundo paralelo. Sentem vergonha e não pedem ajuda. São aqueles que os rodeiam que necessitam de estar atentos e agir.
Precisamos de jovens com «Mente sã em corpo são!»


Medidas Propostas
  1. A escola devia ser um espaço que proporcionasse atividades letivas ao ar livre, de acordo com os currículos e sempre que o tema proporcionasse. Desta forma, poderiam aprender in loco e distrair-se dos problemas e ou preocupações.
  2. Reforçar o número de profissionais na área da psicologia, nas escolas;
  3. Realizar formações e workshops para professores e Encarregados de Educação, de modo a ajudá-los a identificar os alunos que apresentam sinais de mal estar psicológico e dotá-los de estratégias que possam ajudar os alunos e educandos.