PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica 23 do Caniçal


Exposição de motivos
A depressão é a principal causa de doença e de incapacidade entre adolescentes.
O suicídio é a terceira causa de morte, entre os 15 e os 19 anos de idade.
Dezasseis por cento do total das doenças que afetam os jovens entre os 10 e os 19 anos têm a ver com más condições de saúde mental.
Mais de metade das doenças de saúde mental começam a desenvolver-se por volta dos 14 anos, embora não sejam identificadas nem tratadas precocemente. Cinquenta por cento das doenças mentais surge entre os 14 e os 19 anos de idade, o que coincide com a presença da maior parte dos jovens na escola. É importante que a escola seja um ambiente protetor da saúde mental dos jovens, mas também um ambiente disciplinador. A escola deve proporcionar aos jovens recursos e ferramentas para poderem lidar com eventuais problemas de saúde mental e poderem usá-las com sucesso, enquanto adultos.
Para promover a saúde mental dos jovens é importante disponibilizar -lhes apoio especializado e formação que lhes permita a consciencialização do que se passa na sua mente e a tomada de decisão, por parte de quem precise, de modo rápido e eficaz, para que as situações de stress, ansiedade e tristeza que tantas vezes são sentidas por eles possam ser ultrapassadas e não se transformem em verdadeiros problemas.


Medidas Propostas
  1. Reservar uma manhã e uma tarde, no trabalho semanal do psicólogo escolar, para atendimento a qualquer aluno de forma anónima.
  2. Criar uma linha SPS (serviço de Prevenção do Suicídio) ligada simultaneamente a um centro de Psicologia, aos serviços da Policia de segurança Pública e ao EMIR, colocar cabines telefónicas em lugares estratégicos (pontes, precipícios ….) e desenvolver campanhas de sensibilização nas redes sociais e nos principais meios audiovisuais.
  3. Acrescentar ao projeto ESA (Educação para a Sexualidade e Afetos) para o 3º ciclo a educação para a saúde mental, passando este a chamar - se ESASM (Educação para a Sexualidade, Afetos e Saúde Mental).