PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Machico


Exposição de motivos
MA saúde mental é, sem dúvida, uma temática premente nos dias que correm e que exige uma reflexão cuidada. Os dados estatísticos oficiais são pouco animadores: 1 em cada 7 jovens, entre os 10 e os 19 anos, têm uma perturbação mental, sendo Portugal o segundo país da Europa com maior prevalência de doença mental. As causas são diversas e os impactos nos jovens cada vez mais notórios, com implicações na vida adulta quando não tratados.
É urgente atuar! É fundamental mais investimento público, porque é imprescindível que se olhe de igual para igual para a área da saúde mental. Mas é essencial, igualmente, combater a desinformação, saber reconhecer os sinais e desconstruir estigmas.


Medidas Propostas
  1. Maior investimento governamental na área da Saúde Mental, nomeadamente na contratação de mais profissionais para o SNS (psicólogos, psiquiatras e enfermeiros especializados) e estabelecimentos de ensino (psicólogos), na melhor distribuição territorial dos recursos humanos e na criação de campanhas de sensibilização e literacia em saúde mental.
  2. Dinamização, pela Associação de Estudantes ou pela Dinamização Cultural das escolas, de atividades de convívio, de modo a promover o desenvolvimento de relações interpessoais e de estilos de vida saudáveis.
  3. Aumentar a comparticipação do Estado nas consultas de Psicologia.