PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia


Exposição de motivos
Considerando que na adolescência o grupo de Pares é fundamental, quer na socialização, quer na partilha e na tomada de decisão, propomos a formação de grupos de entreajuda, tendo como objetivo reunir jovens que estejam a passar por situações semelhantes que poderão participar voluntariamente ou serem encaminhados por um psicólogo, que coordenará estes grupos, de forma a criar um ambiente de confiança e entreajuda.
Apostando também na prevenção precoce e na promoção da saúde mental, propomos uma maior sensibilização dos Encarregados de Educação e das crianças e jovens, desde a infância até ao fim da adolescência, informando e dando a conhecer eventuais problemas e respetivas metodologias de ação, sobretudo no que concerne aos estádios de desenvolvimento, nutrição, transformações do corpo, comunicação assertiva, gestão de conflitos, etc .
Por outro lado e, de forma a evitar longos tempos de espera e a assegurar uma boa qualidade na prestação dos serviços de psicologia, propomos um aumento do número de psicólogos, para que cada jovem possa ser atempada e devidamente acompanhado, quer nas escolas, quer nos Centros de Saúde.


Medidas Propostas
  1. Formação de grupos de entreajuda para jovens, cuja participação poderá ser voluntária ou encaminhada por um Psicólogo e que contará com o seu apoio e coordenação periódica.
  2. Uma maior sensibilização dos Encarregados de Educação e mais acompanhamento psicológico das Crianças e Jovens, desde o primeiro ciclo até ao ensino superior.
  3. Maior recrutamento e melhor distribuição de Psicólogos para as escolas do ensino básico, secundário, superior e para os centros de saúde de todo o País.