PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Ourique


Exposição de motivos
Medida 1. Os alunos têm tendência a ter muito stress e ansiedade acumulada, quer seja por causa dos testes, exames, apresentações orais, até mesmo nas aulas ou em relação a alguns comportamentos por parte dos colegas (bullying, por exemplo). Como tal, estas atividades lúdico-desportivas, como jogos ao ar livre ou jogos de tabuleiro, contribuem para libertar o stress. Está cientificamente provado que a atividade física contribui para a produção de hormonas benéficas ao funcionamento do nosso corpo, do nosso organismo, como sejam a ocitocina, a endorfina, a serotonina, entre outras, que ajudam a regular o sono, o humor, o apetite, o bem-estar, o que se reflete no bem-estar mental.

Medida 2. A informação é a base do conhecimento, portanto, o primeiro passo é obter conhecimento sobre o que é a saúde mental, que patologias são consideradas problemas de saúde mental, quais são os sintomas mais frequentes, como prevenir, etc. Quem melhor que os profissionais especializados (psicólogo, médico de família, psiquiatra) para dinamizarem essas sessões de esclarecimento? Com carácter regular porque não é só com uma ou outra sessão pontual que se adquire conhecimento sobre a saúde mental, logo, é necessária uma certa continuidade na realização das sessões.

Medida 3. Entre as muitíssimas e diversificadas possibilidades para libertar o stress, nós pensamos que aprender e desenvolver técnicas de relaxamento e meditação seria muito benéfico para os alunos, pois já é comprovado pela ciência que a meditação contribui grandemente para libertar o stress.


Medidas Propostas
  1. 1. Instituir nas escolas momentos lúdico-desportivos nos tempos sem aulas para promover a libertação do stress.
  2. 2. Sessões de esclarecimento sobre saúde mental, implementadas pela equipa de SPO das escolas ou especialistas convidados, com caráter regular.
  3. 3. Realização de workshops sobre técnicas de relaxamento e meditação.