PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Frei António Chagas, Vidigueira


Exposição de motivos
O nosso projeto sobre o tema em discussão “Saúde Mental nos Jovens – Que desafios? Que Respostas?”, tem como objetivo apontar medidas concretas e exequíveis, no plano escolar e social, que contribuam para a melhoria das condições de saúde mental dos nossos jovens.
O debate sobre o tema incidiu particularmente nos fatores que contribuem e impulsionam ou impulsionaram o desenvolvimento de problemáticas mentais, nomeadamente, os efeitos da pandemia COVID19, a pressão exercida por uma sociedade cada vez mais exigente e em constante mudança, os desafios escolares, familiares, sociais e profissionais apresentados aos jovens de hoje e a influência das tecnologias/redes sociais no perfil e rotinas comportamentais dos nossos jovens.
Poderíamos ter optado pela apresentação de medida preventivas e/ou de sensibilização para o tema. Contudo, consideramos que, dada a urgência de aplicação de medidas concretas, decorrentes, nomeadamente, das problemáticas precipitadas pela pandemia COVID19, torna-se premente a apresentação de propostas exequíveis no imediato, tanto em contexto escolar como fora dele.


Medidas Propostas
  1. Proporcionar aos jovens uma estrutura de apoio que realize sessões regulares sobre gestão de sentimentos, inteligência emocional, gestão do stress e ajude na compreensão das questões relacionadas com a sexualidade, aceitação do corpo, autoconfiança, proteção e intimidade.
  2. Evitar a substituição anual do psicólogo escolar, promovendo um ambiente de confiança e segurança entre o aluno e o psicólogo.
  3. Criar o "Cheque Saúde Mental" para os alunos que necessitem de ajuda extra escola, com recurso ao privado.