PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Serpa


Exposição de motivos
Face aos problemas que Portugal tem vivido com a saúde mental nos jovens, principalmente durante e após a pandemia COVID 19, a nossa escola propõe três medidas que podem, pensamos, ajudar a ultrapassar esta questão. Julgamos que estas medidas sejam importantes pois desde atividades lúdico-recreativas, à maior incidência de apoios no interior de Portugal, com uma boa rede de psiquiatria/psicologia, até à criação de uma rede telefónica para emigrantes, este conjunto de propostas poderá constituir um princípio de resposta a este problema da sociedade.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o Orçamento de Estado para mais vagas nas escolas para psicólogos, com promoção de atividades que contribuam para a melhoria da saúde mental nos jovens.
  2. Criar mais serviços de psiquiatria/psicologia no SNS, principalmente em regiões onde os mesmos sejam insuficientes para dar resposta aos problemas de saúde mental.
  3. Criar uma linha telefónica de apoio à saúde mental, com as valências de estar disponível 24 horas por dia e atendimento em várias línguas.