PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de Nossa Senhora da Graça


Exposição de motivos
A sensibilização sobre este tema é muito importante e constitui uma boa oportunidade para psicólogos, acompanhados de estudantes de psicologia, obterem mais conhecimento acerca da mente dos jovens, e, encaminhar observações e estudos para outros profissionais da área. Tal seria também um incentivo para a especialização dos estudantes universitários nesta área, e uma inspiração para os mais jovens, para o seu futuro emprego.
Existem diversos países que implementaram uma redistribuição da carga horária em escolas, influenciando positivamente a sua taxa de sucesso. É importante termos tempo para realizar as nossas tarefas diárias, para a convivência, para fazermos atividade de que gostemos, para além de estudar. Por vezes sentimo-nos sobrecarregados com demasiadas horas de aulas e extremamente frustrados, levando ao insucesso escolar e à degradação da nossa saúde mental.
É vital a relação entre a comunidade escolar e os joves; é importante tentar compreendê-los e saber lidar com os seus comportamentos e atitudes. Uma melhor formação nesta área, iria influenciar os comportamentos, os comentários e outros na saúde mental dos jovens (e dos restantes membros da comunidade escolar). Principalmente nas escolas, que é onde passamos a maior parte do tempo, onde crescemos e aprendemos.


Medidas Propostas
  1. Criar projetos de sensibilização para a importância da saúde mental, direcionados aos estudantes.
  2. Redistribuir a carga horária escolar, com o objetivo de disponibilizar mais tempo livre aos alunos.
  3. Dinamizar formações especializadas sobre a saúde mental, destinadas a docentes e não docentes que trabalhem em contato direto com os jovens.