PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Moura


Exposição de motivos
A adolescência, o período de transição para a vida adulta, é caracterizada por transformações físicas, mentais, emocionais e sociais que prepara os jovens para a fase subsequente da sua vida. São estas mudanças nas suas vidas que podem tornar os nossos jovens vulneráveis a problemas de saúde mental. Dois anos de pandemia que restringiram os movimentos e a conjuntura socioeconómica, decorrente deste período, veio diminuir o bem-estar físico e emocional dos nossos jovens, o que é comprovado por estudos recentes efetuados no ano letivo transato, coordenados pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que apontam para um aumento significativo de jovens com sintomatologia depressiva quando são comparados com os dados de há uma década.
Também a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) aponta para uma degradação da saúde mental dos jovens na Europa, no mesmo período considerado. A depressão passou a ser maior do que a generalidade da população e, em certos países, o dobro. Mais uma vez são apontados os confinamentos e o declínio na procura de cuidados de saúde. A perceção da necessidade de investimento na saúde mental aumentou. É imperativo promover o bem-estar psicológico e capacitar os nossos jovens para enfrentar experiências adversas e outros fatores de risco, fundamentais para a sua saúde física e mental na vida adulta.


Medidas Propostas
  1. Reforço de ações de educação e promoção da saúde mental ao nível da sensibilização e prevenção.
  2. Aumento substancial de psicólogos escolares e de psicólogos nas unidades de saúde.
  3. Alteração dos currículos e da carga horária do ensino básico e secundário.