PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Amareleja, Moura


Exposição de motivos
1ª medida-
Nos dias de hoje têm acompanhamento psicológico alguns alunos que têm problemas visíveis aos olhos da comunidade escolar, contudo existem centenas de alunos com problemas de saúde mental apesar de não se manifestarem. Isto acontece pois os problemas de saúde mental não são doenças visíveis, estas podem ser diagnosticadas precocemente se o diagnóstico que nós propomos for iniciado em idades jovens. A partir dos treze deverá, ser realizado um diagnóstico mais aprofundado. Este argumento é sustentado pela OMS que refere que: " A maioria dos casos de saúde mental começam a partir dos catorze anos" mas a maioria dos casos não são detectados nem tratados.
2ªmedida:
Atualmente existem cerca de 24 mil psicólogos em Portugal, em 2019 cerca de 900 trabalhavam nas escolas, sendo que em 2020 o número aumentou para 1200. Atualmente são cerca de 1700.
Estavam matriculados em 2020 cerca de 1,9 milhões de alunos nas escolas públicas e segundo o decreto lei nº190/91 de 17 de maio é necessário o rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos, já a média do nosso país é de 1 psicólogo por 1117 alunos. Propomos que o valor de alunos por psicólogo diminua em cerca de 600 alunos, com o objetivo de seguir o decreto lei referido anteriormente. Com esta diminuição ambicionamos mitigar a problemática dos problemas mentais nas crianças e jovens, aproximando a relação entre estes e os psicólogos escolares.
3º medida
Numa sociedade onde os adultos têm dificuldades em falar abertamente sobre o tema da saúde mental, os jovens, por vezes, necessitam de desabafar acerca dos seus problemas. Contudo, os encarregados de educação não possuem o conhecimento nem a sensibilidade para os ouvir e orientar. Com isto, consideramos ser necessário criar uma plataforma online onde os alunos possam expor os seus problemas e receios anonimamente. Este será gerido por um professor ou psicólogo, que terá de rever e confirmar as exposições dos alunos que desabafem, tal como os comentários realizados.


Medidas Propostas
  1. Diagnóstico psicológico a todos os alunos a partir dos 6 anos de idade.
  2. Contratação de psicólogos escolares.
  3. Criar uma plataforma online onde os alunos podem desabafar anonimamente.