PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária José Gomes Ferreira, Ferreira do Alentejo


Exposição de motivos
As questões de saúde mental são uma preocupação incontornável no nosso tempo, sobretudo depois da pandemia, que teve um impacto muito negativo no bem estar da população em geral e nos jovens em especial. Na nossa reflexão sobre o tema da saúde mental nos jovens, identificámos três aspetos que considerámos serem muito importantes na abordagem desta questão: a prevenção, a deteção precoce de problemas e o acesso ao tratamento/ acompanhamento clínico. Assim, propomos três medidas que pensamos que poderão ajudar a melhorar estes três aspetos.
As questões de saúde mental são uma preocupação incontornável no nosso tempo, sobretudo depois da pandemia, que teve um impacto muito negativo no bem-estar da população em geral e, em especial, dos jovens. No entanto, são ainda muitas vezes levadas pouco a sério e, portanto, detetadas e tratadas tardiamente. Na nossa reflexão sobre o tema da saúde mental nos jovens, identificámos três aspetos que considerámos serem muito importantes na abordagem desta questão: a prevenção, a deteção precoce de problemas e o acesso ao tratamento/ acompanhamento clínico. Assim, propomos três medidas que pensamos que poderão ajudar a melhorar estes três aspetos através do reforço das competências emocionais (nomeadamente a autoestima e a resiliência) e do apoio aos jovens com problemas, da intervenção estruturada nas escolas (que são o espaço onde os jovens passam mais tempo) e da facilitação do acesso ao tratamento, independentemente das condições económicas.


Medidas Propostas
  1. Realização nas escolas de sessões de promoção de competências emocionais, abertas a todos os alunos, para prevenir/ detetar problemas de saúde mental e criação de grupos de apoio a jovens com problemas de saúde mental.
  2. Implementação nas escolas/ agrupamentos de escolas de um plano de intervenção em saúde mental, nomeadamente através de atividades em Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com o centro de saúde/ serviços de saúde mental.
  3. Garantia de gratuitidade do tratamento/ acompanhamento clínico de jovens com problemas de saúde mental, nomeadamente através da criação de um cheque-psicólogo, para permitir a todos os alunos entre os 10 e os 18 anos o acesso aos serviços de psicologia.