PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Odemira


Exposição de motivos
A adolescência é um período de desenvolvimento determinante para a vida adulta. Nestes três últimos anos, a saúde mental de toda a população em geral, sofreu o impacto dos períodos de confinamento a que as circunstâncias da pandemia nos obrigaram. Os adolescentes, em particular, foram afetados pelo isolamento - numa fase em que interagir em grupo é tão importante – e pela utilização mais frequente das novas tecnologias e das redes sociais. No regresso à escola, muitas vezes observamos situações que revelam dificuldades de relacionamento interpessoal e isolamento. Entendemos assim que, a escola, onde os adolescentes passam a maior parte do dia, deve criar um ambiente saudável e de apoio para que estes comportamentos/ receios possam ser ultrapassados. As medidas que propomos destinam-se a que a escola proporcione um ambiente que promova e proteja a saúde e bem-estar.


Medidas Propostas
  1. A escola deve melhorar a sala de convívio dos alunos, disponibilizando equipamento para favorecer o relacionamento entre eles.
  2. Melhorar os equipamentos desportivos e de lazer nos espaços escolares para a ocupação de tempos livres com o objetivo de incrementar /valorizar as relações interpessoais.
  3. A escola deve melhorar a qualidade/variedade das refeições no refeitório.