PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Cuba


Exposição de motivos
As medidas visam a criação de espaços próprios de apoio aos alunos e medidas de adaptação da carga horária de forma a atenuar a mudança repetina do quadro pandémico online para presencial.
Nas medidas está proposto a possibilidade da criação de espaços de apoio, porém, cabe a cada escola decidir usar essa sugestão, de acordo com as condições da mesma (Número de profissionais, o espaço e a logística da escola)


Medidas Propostas
  1. Criação de horários de forma a tornar possível desenvolver sessões semanais ou mensais de acordo com as necessidades dos alunos (fica ao critério da escola) desde o início do primeiro ciclo até ao secundário se necessário. Garantindo assim a proteção dos jovens e crianças nas escolas com a mesma medida. O psicólogo poderia ter o seu próprio gabinete no qual poderia receber alunos dentro de um horário fixo, que seria atribuído ao psicólogo no início do ano letivo, se ainda não o tiver.
  2. Promoção de formações nas quais os professores tomariam conhecimento básico sobre a saúde mental dos alunos e sintomas relevantes a várias doenças, tais como a depressão, a ansiedade, o PHDA (Perturbação de hiperatividade com défice de atenção), entre outras. Estas formações podem tornar possível, situações nas quais o professor tem maior capacidade de conseguir identificar mais cedo tais problemas e avisar dos mesmos aos encarregados de educação do jovem.
  3. Adaptar a carga horária escolar, de maneira a que a pressão psicológica seja reduzida e dando também um maior espaço para vida social e pessoal dos jovens. Procurando também aumentar o aproveitamento escolar dos jovens a qual é afetada pelo stress, além de que os jovens teriam mais tempo livre para atividades extracurriculares, para os estudos ou até mesmo mais horas de sono.