PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Castro Verde


Exposição de motivos
No âmbito do debate em discussão, considerou-se que uma ação sobre a "prevenção" se revela como prioritária no desenvolvimento de um programa de intervenção na área da Saúde Mental dos Jovens. Assim, não obstante a criação de medidas que visem uma atuação na resposta a jovens que revelem necessidades de uma intervenção mais imediata (primeira medida), as medidas (2 e 3) centram-se em ações que têm como intencionalidade pôr a temática da Saúde Mental dos Jovens na ordem do dia, dando espaço para que esta temática possa ser falada sem tabus e desmistificada, integrando-a nos conteúdos curriculares (2º medida) . Por outro lado, considera-se a importância de dar "espaço" à voz dos jovens nesta matéria (sugestões, opiniões) criando assim um sistema, eventualmente uma plataforma, que possa recolher, no contexto escolar essa "voz" com objetivo de planear ações (palestras, debates, etc) que correspondam às necessidades apontadas pelos jovens.


Medidas Propostas
  1. Criação de um gabinete de psicologia nas escolas, permanentemente aberto e onde os alunos se pudessem dirigir de forma voluntária e autónoma para exporem os seus problemas (Promoção e Prevenção de problemas de saúde Mental)
  2. Inclusão da temática da “Saúde Mental dos Jovens” nos currículos de várias disciplinas, nomeadamente em Educação para a Cidadania, por forma a que os alunos possam adquirir ferramentas mentais que lhes permitam enfrentar situações perturbadoras.
  3. Implementação de um sistema de recolha de temáticas que preocupem os jovens com o objetivo de realizar sessões de esclarecimentos e palestras sobre essas matérias (pelas psicólogas da escola e/ou profissionais da área exteriores à escola).