PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB1,2,3/JI/S Padre Maurício de Freitas


Exposição de motivos
1.Criação de um website sobre a saúde mental para jovens. O website tem um carater informativo, centrando-se na caracterização das doenças mentais (O que são? Quais as doenças mentais mais frequentes? Quais os sintomas? Em que grupos etários são mais frequentes? Em que regiões/países?, …). O objetivo é desmistificar o estigma da doença mental, contribuir para a sua aceitação, que é o primeiro passo para a procura de ajuda e para a cura.
O coração do website é um chat, onde jovens com problemas comuns podem dialogar entre si sobre as suas preocupações, sentimentos e experiências, constituindo-se um porto seguro.
As atividades do website serão geridas por profissionais da área que terão como funções ajudar no encaminhamento e resolução dos problemas.
2. Palestras sobre o tema da Saúde Mental em contexto escolar para ajudar a perceber o que é a saúde mental, criar condições para a aceitação das doenças mentais e procura de ajuda.
3. Reuniões de bem-estar pessoal em contexto escolar. Em horário programado regularmente (semanalmente ou quinzenalmente consoante o número de alunos da escola), onde seriam feitos encontros com um psicólogo clínico especialmente destinado para apoiar os estudantes que tomassem a iniciativa de procurar ajuda.


Medidas Propostas
  1. Criação de um website sobre a saúde mental para jovens.
  2. Palestras sobre o tema da Saúde Mental em contexto escolar
  3. Reuniões de bem-estar pessoal em contexto escolar.