PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


ES Manuel de Arriaga


Exposição de motivos
Os adolescentes com doenças mentais estão particularmente vulneráveis à exclusão social, discriminação, e violação dos direitos humanos. Sabe-se que um em cada dez jovens sofre de doenças mentais, sendo que metade delas surgem aos 14 anos. Um estudo coordenado pela escola superior de Coimbra, realizado em setembro de 2022, concluiu que 42,2%, dos adolescentes no país apresenta sintomatologia depressiva. Logo este é um tema que visa principalmente o bem-estar de todos nós e enquanto adolescentes não nos podemos calar face a este assunto, e é por isso que propomos as seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. Reforço da equipa multidisciplinar nas escolas, nomeadamente técnicos especializados na área de psicologia para que sejam realizadas consultas anuais e fornecidas análises indicadoras da Saúde Mental de todos os alunos.
  2. Introdução de novas disciplinas escolares como “Primeiros socorros” e “Culinária".
  3. Redução do horário escolar, nomeadamente no que concerne a disciplinas como: EV, Cidadania, TIC, DPS e/ou Religião Moral tornando-as opcionais, bem como a redução da 2.ª língua obrigatória (Francês, Espanhol e Alemão) para apenas 90 minutos semanais.