PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB2,3/S Cardeal Costa Nunes


Exposição de motivos
Todos nós nascemos, crescemos e amadurecemos e, durante este longo processo de construção de identidade, questionamo-nos “QUEM SOU EU?”.
Ser um adolescente é na verdade um grande desafio, tornamo-nos curiosos, sentimos necessidade de afirmação, desejo de aceitação e de reconhecimento, necessidade de transgressão, queremos desafiar regras. E com isto, esquecemo-nos que crescer é ser-se cada vez mais quem se é!
Estar disponível para ouvir o que a criança sente, pensa ou as dificuldades que encontra no seu caminho, transmitindo uma perspetiva positiva sobre a capacidade de este superar essas mesmas dificuldades.
Em suma, nós devemos lutar para combater os problemas de saúde mental que estão cada vez mais a afetar a nossa geração, pois a sensação de não ser compreendido pode levar-nos à incompreensão. Somos todos bonecos do mesmo barro: Fala com alguém que te ouça!
Vamos tornar a saúde mental das crianças e jovens uma solução crescente e não um problema crescente!


Medidas Propostas
  1. Implementar nas escolas um clube de “Desenvolvimento e Gestão Emocional” (no 3.º ciclo e secundário) para apoiar os alunos com os seus dilemas, reforçando a temática dos problemas de saúde mental.
  2. Criar o fórum anónimo “Autoconhece-te!” no qual qualquer jovem possa expor os seus problemas e todos os outros participantes possam responder, partilhar experiências e, assim, apoiar de forma positiva. Além disso, o fórum seria gerido por um grupo de psicólogos profissionais que dariam resposta às questões colocadas e fariam o filtro das respostas dos outros participantes.
  3. Criar o jogo familiar (tabuleiro ou cartas) “Aprendiz de emoções” para ser disponibilizado a todos os municípios/juntas de freguesia/escolas de Portugal (continental e insular), cujo objetivo será apoiar as famílias a solucionar os problemas emocionais dos filhos.