PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Manuel Azevedo da Cunha


Exposição de motivos
Considerando que a saúde mental é um tema sério do século XXI e que não é devidamente reconhecido, embora a OMS o considere como tal. Os problemas associados à falta de saúde mental estão a aumentar consideravelmente no nosso país e em idades cada vez mais precoces, daí a importância de os conhecermos e de os prevenirmos.


Medidas Propostas
  1. Reforço das equipas dos serviços de psicologia e orientação da escola para se conseguir prestar um acompanhamento / apoio mais incisivo e de maior alcance sem sobrecarregar nenhum profissional. Garantir a existência de um GAF, alargando o número e a variedade de técnicos na equipa, dotados de formação de primeiros socorros psicológicos.
  2. Dinamização de atividades mensais promovidas pela Junta de Freguesia ou Câmaras Municipais, ou Associações que possam ajudar os jovens a socializar e conviver, abstraindo-se do mundo digital, promovendo assim a saúde física e mental.
  3. Diversificar os instrumentos de diagnóstico de Saúde Mental dos alunos nas escolas: como criar um inquérito virtual, a ser aplicado nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, no final de cada período/ semestre.