PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio do Castanheiro


Exposição de motivos
A Saúde mental é uma matéria sobre a qual a sociedade se tem debruçado com especial cuidado seguido o período de confinamento que nos prendeu a todos e nos tirou a liberdade sob a qual temos vivido e usufruído. O encarceramento dos corpos libertou, contudo, a mente nas suas mais diversas potencialidades e, o que para uns serviu de período de reflexão, renovação e auto-descoberta, serviu para outros como alerta das dificuldades da mente e da psique humana nos relacionamentos inter-pessoais, nas lides pessoais e nas dificuldades que se manifestaram em manter um equilíbrio propício a uma boa saúde mental.
Não é de hoje, nem de ontem. Foi sempre um assunto necessário, um assunto de enorme importância, um assunto cuja repercussão se manifestou diretamente nos atos humanos e nos acontecimentos históricos, desde sempre. Todavia, foi e ainda é um assunto de extrema delicadeza e de difícil abordagem - um assunto tabu. A OMS determinou 2022 como sendo o ano da saúde mental e, com isto, além do extraordinário trabalho dos profissionais da área, o mundo percebeu que era a hora de falar sobre o quanto a Saúde Mental importa.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma disciplina específica para abordar a saúde mental.
  2. Desenvolvimento de atividades ao ar livre que promovam o trabalho de equipa e a empatia entre os pares, em colaboração com as aulas de Cidadania e de Educação Física.
  3. Realização de palestras com profissionais de saúde com abertura para conversas / esclarecimentos anónimos.