PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB1,2,3/JI dos Biscoitos


Exposição de motivos
1) Desenvolver mais projetos, como palestras, jogos ou desafios, com profissionais (psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, …) nas escolas, universidades, etc. para os jovens, pais e professores, com o intuito de dar a conhecer o que é a Saúde Mental em todas as suas vertentes, normalizando, assim, a temática e com o objetivo de promover uma boa Saúde Mental, através da exploração de temas como a aceitação corporal, o amor próprio, a importância da qualidade do sono, etc.
2) Promoção, divulgação e concretização de atividades físicas e lúdicas nas escolas (como, por exemplo, o Detox Day e clubes de diversos desportos), com regularidade, destacando algumas pontuais de maior dinamismo; optar por um sistema de ensino em que haja um maior equilíbrio entre os livros e as tecnologias; Criação de um concurso nacional de pesquisa, em livros.
3) Implementar um clube/sala de lazer nas escolas em que se realizariam atividades como meditação, ioga, exteriorização de emoções, para ajudar a canalizar perturbações que possam desencadear problemas mentais.


Medidas Propostas
  1. Consciencialização/Normalização do tema “Saúde Mental”
  2. Reinventar os livros e a atividade física
  3. Prevenir e combater ansiedade e/ou depressão