PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB2,3 de Angra do Heroísmo


Exposição de motivos
Consideramos que a arte ainda é pouco valorizada na escola e esta pode desempenhar um papel importante na nossa saúde mental. Atividades como dançar, cantar, pintar, escrever e outras de âmbito artístico possuem uma forte capacidade terapêutica e por isso, devem estar mais presentes no nosso quotidiano escolar. A arte possibilita uma exteriorização das nossas emoções e a partilha das nossas inquietações e sonhos. A Arte pode ser mais valorizada no currículo escolar das diferentes disciplinas e, também na criação de oficinas artísticas como atividades extracurriculares, utilizando, por exemplo, artistas locais ou voluntários seniores que possam colaborar com a escola na área artística.
A existência de uma sala da paz na escola para alunos, com crises de ansiedade, tristeza ou raiva parece-nos importante. Funcionaria como um local tranquilo onde os alunos se pudessem dirigir, em caso de SOS, para se acalmarem e poderem conversar com um adulto. Esse seria um ponto de partida para esses alunos serem depois sinalizados e poderem ter acompanhamento especializado.
Consideramos que ainda há muito preconceito em relação à saúde mental e, por isso, é essencial a promoção de mais debates e palestras sobre este assunto na escola.


Medidas Propostas
  1. Integração de mais criação artística na escola em contexto de sala de aula e em atividades extra-curriculares, tais como oficinas de pintura ou escultura, literatura, música, fotografia ou teatro.
  2. Criação na escola de uma “sala da paz” com um ambiente tranquilo, onde os alunos que estivessem a ter algum tipo de crise de tristeza, ansiedade ou raiva se pudessem dirigir para se acalmarem , para poderem conversar com um adulto.
  3. Promover mais debates e palestras na escola sobre a Saúde Mental.