PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB1,2/JI Gaspar Frutuoso


Exposição de motivos
A escola tem de ser um lugar de todos e para todos. No entanto, nem sempre isso acontece.
Todos os anos conhecemos casos de crianças/jovens que passam por momentos difíceis nas suas vidas, mas que pouco ou nada é feito para ajudá-los. Não podemos continuar a fechar os olhos a estas situações.
A saúde mental em Portugal tem de deixar de ser tabu. Não podemos separar a escola da sociedade nem a sociedade da escola, mas a verdade é que passamos mais tempo na escola do que em casa. Daí que parte da solução tem de estar na escola. É preciso pôr os jovens a falar, ajudá-los dentro e fora da escola. Criar soluções dentro da escola.
Infelizmente não existem soluções mágicas, mas se nada fizermos tudo estará na mesma. Sentimos que ainda há muito para ser feito. Se existem jovens que são parte do problema, nós, jovens, hoje, somos parte da solução.


Medidas Propostas
  1. DESCOMPLICÓMETRO. Criar uma caixa de correio onde os alunos podem desabafar, falar, expor os seus problemas. Uma equipa da escola deverá analisar todas as mensagens e textos e sempre que possível responder. Esta equipa tem obrigação do sigilo. A escola deverá criar uma conta de email para o DESCOMPLICÓMETRO.
  2. Criar grupos de apoio, onde os jovens podem partilhar os seus problemas em comum.
  3. A escola deverá reorganizar-se e criar atividades entre turmas (grupos de alunos de turmas diferentes) ao longo do ano letivo para que os alunos possam conviver entre si, para que se possam conhecer melhor e serem melhor integrados na escola.