PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB2,3 da Maia


Exposição de motivos
Apesar de todos os avanços conseguidos ao longo dos últimos anos no sentido de uma maior sensibilização e preocupação para os problemas da saúde mental nos jovens, pensamos que ainda existem graves lacunas quer nas escolas, bem como nas nossas comunidades para abordar, debater e encontrar soluções para minimizar as consequências deste flagelo que é a saúde mental nos jovens. É neste intuito que surgem as nossas medidas, pois pesamos que serão uma forma de abordar, divulgar e minorar os problemas do foro mental nos jovens.


Medidas Propostas
  1. Criar um projeto que envolva a escola, as autarquias e entidades para sensibilizar e dar estratégias aos encarregados de educação para lidar com os seus educandos, de modo a prevenir e lutar contra os perigos da Internet e dos Media que afetam a Saúde Mental dos Jovens.
  2. Introduzir nos programas de algumas disciplinas (Educação Física, E.M.R.C e Cidadania e Desenvolvimento) a prática de atividades de reflexão e relaxamento, por exemplo, Mindfulness, Yoga, entre outras, desafiando os alunos para o interesse de exercícios de reflexão interior.
  3. Desafiar os jovens a contatarem com outras realidades fora da comunidade escolar e local, pois muitas vezes os alunos não se identificam com a realidade que os rodeia. Realização e promoção de intercâmbios entre escolas, por exemplo, através de viagens, convívios/festas, atividades desportivas, para os jovens contatarem com outras realidades.