PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


ES Domingos Rebelo


Exposição de motivos
Atualmente, muitos jovens precisam de apoio constante que, muitas vezes e por razões diversas, os hospitais públicos não conseguem dar resposta. Há jovens que têm apenas uma consulta por mês, outros não chegam a ter e a saúde mental acaba por piorar. Por isso, é importante que haja um maior apoio no setor privado, para um melhor acompanhamento dos jovens. Desta forma, só será possível com uma melhoria na comparticipação das consultas.
Nas escolas que se tem conhecimento, há uma psicóloga por escola e, muitas vezes, por agrupamento, o que dificulta o diagnóstico de muitos problemas relacionados com a saúde mental nos jovens. Além disso, há escolas que dão prioridade aos mais novos, ou seja, um aluno que já esteja no 10º ano e precise de uma avaliação e acompanhamento, pode chegar a não ser chamado, uma vez que, até ao Ensino Secundário, outros ciclos estão à frente. Nas escolas maiores, onde há cerca de 10 turmas por ano, dificilmente se consegue chegar a todos. Havendo um psicólogo responsável por cada ciclo de escolaridade, conseguirá chegar melhor a todos os alunos.
A elaboração de um curso profissional relacionado com a Psicologia é uma mais valia porque permite aos jovens um maior conhecimento acerca do tema. Quando terminam o terceiro ciclo, nem todos se sentem realizados a irem para os cursos do ensino regular, do secundário, e preferem seguir os cursos profissionais. Do curso, resultaria o diploma de “técnico de psicologia” que permitiria colaborar no despiste de problemas mentais mais graves e encaminhar para o sítio correto. Assim, diminuiria a carga de trabalho dos psicólogos.


Medidas Propostas
  1. Comparticipar as consultas de psicologia e psiquiatria no privado.
  2. Ter a presença de um psicólogo por ciclo de escolaridade.
  3. Desenvolver um curso profissional relacionado com a psicologia (correspondente ao ensino secundário).