PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica Infante D. Henrique, Repeses, Viseu
Exposição de motivos
A Saúde Mental engloba o bem-estar psicológico, mas não depende apenas deste. Baseada no equilíbrio das funções mentais, revela-se em comportamentos que diferem relativamente às diferentes circunstâncias em que a pessoa está envolvida. Se o equilíbrio mental de uma pessoa estiver fragilizado ou alterado por uma perturbação psiquiátrica ou médica, pode afetar negativamente a sua capacidade de escolha, o que leva a uma diminuição das funções a nível individual, mas também no ambiente familiar e na sociedade. Todas estas consequências acabam por ser mais tarde propiciadoras de outros problemas do foro mental, causando assim um “efeito dominó. Estudos mostram que a saúde mental é um tema que urge tratar, especialmente quando se trata de jovens uma vez que é nesta fase que mais se desenvolvem mental e psicologicamente. Trata-se de uma fase crucial para que um dia mais tarde possam ter uma boa saúde (física, mental, social, emocional). A abordagem deste tema deverá ser efetuada de uma forma mais séria e sem preconceitos, disponibilizando meios para que o assunto da saúde mental dos jovens ganhe uma maior visibilidade enquanto dimensão da saúde pública, através de jornais, podcast e palestras dadas por psicólogos a toda a comunidade escolar e aos encarregados de educação, uma vez que o ambiente familiar e escolar são os mais importantes para desenvolver e proporcionar uma boa saúde mental nos jovens. A sociedade de hoje continua com muitos estigmas em relação à forma como é abordada a saúde mental dos jovens. É prioritário que os nossos problemas sejam ouvidos, sem julgamentos, sem medos, sem serem desvalorizados, para se poderem resolver o mais rápido possível e de uma maneira confortável para os jovens, respetivas famílias e comunidade escolar. Ainda é uma realidade muitos jovens sentirem que os seus problemas não vão ser ouvidos, pelo que é necessário que a escola proporcione um ambiente seguro e que estimule uma boa saúde mental, nomeadamente: Criando ambientes seguros e de apoio que promovam o bem-estar,o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem; Promovendo aprendizagens socio emocionais eficazes; Desenvolvendo estratégias de organização escolar; Promovendo estilos de vida saudáveis e capacitar para escolhas comportamentais saudáveis. Para que a escola possa então proporcionar uma boa saúde mental é necessário melhorar e aumentar o acompanhamento psicológico nas escolas, devendo ter consultas obrigatórias por período para que os psicólogos consigam avaliar o estado psicológico dos alunos caso seja preciso haver um maior acompanhamento. Com a última medida pretendemos que não só os alunos se sintam mais motivados e atraídos para a escola, fazendo com que o esgotamento seja menor e com que os alunos não se sintam exaustos e saturados ao fim do dia. Desta forma, os jovens devem ser incentivados desde novos a priorizar a sua saúde mental e a sua felicidade, para que mais tarde possam ter um papel ativo e positivo na sociedade e na sua geração.
Medidas Propostas
- Disponibilizar meios para fazer com que o assunto da saúde mental dos jovens ganhe uma maior visibilidade enquanto dimensão de saúde pública.
- Melhorar o acompanhamento psicológico dos jovens na escola por exemplo através do coaching.
- Aumentar a carga horária de aulas práticas e diminuir a carga horária de aulas teóricas-