PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica n.º 3 de Mundão, Viseu


Exposição de motivos
A Saúde Mental é estruturante no equilíbrio mental de uma pessoa, pois se estiver fragilizado ou alterado por uma perturbação psiquiátrica ou médica, isso pode afetar negativamente a sua capacidade de escolha, mas também a perdas de bem-estar para a família e sociedade.
A pandemia da covid-19 teve um impacto importante na saúde mental dos jovens portugueses, que atravessaram períodos de isolamento prolongado.
Verificou-se um aumento de sintomatologia de depressão e de ansiedade durante a pandemia entre os jovens do nosso país, o que poderá ter reforçado o Bullying e a violência no namoro devido às dificuldades de relacionamento com os pares.
Estamos preocupados e queremos contribuir para a discussão destes temas. Neste contexto, propomos:


Medidas Propostas
  1. Depressão: Propomos que sejam criados espaços de conversa anónima com psicólogos, nas escolas, para podermos expor as nossas angústias e evitar suicídios.
  2. Combater o Bullying: Propomos que sejam ensinadas técnicas de defesa nas escolas, como promovidas mais conversas com profissionais de saúde, palestras e haja maior envolvimento dos pais na ajuda aos filhos.
  3. Violência no namoro: Propomos a criação de um espaço (um blog ou um podcast) para uma pessoa que já tenha passado por essa situação possa ajudar pessoas com problemas semelhantes.