PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica de Viso, Viseu
Exposição de motivos
Muitos jovens nãos e sentem confiantes com o seu aspeto físico, outros sofrem de doenças psíquicas sem sequer saberem, desenvolvendo problemas de ansiedade ou stress, desvalorizando o que sentem porque não têm acesso a apoio profissional ou por embaraço. Muitos jovens não se sentem à vontade para falar sobre as suas angústias com os pais, as escolas deverão estar mais atentas a estas situações e desenvolverem situações de acompanhamento técnico, emocional e psíquico, para se evitarem situações de "burn out" ou de depressão com efeitos perversos.
Medidas Propostas
- Existência nos Agrupamentos de escolas Básicas de equipas técnicas multidisciplinares de apoio ao diagnóstico, definição e acompanhamento de alunos em situações extremas de stress, ansiedade, depressão, e posterior encaminhamento para especialistas de cada área de intervenção ( mais psicólogos, terapeutas de alimentação, nutricionista).
- Criação e acompanhamento de uma aplicação para telemóvel, suportada pelo Ministério ou pelos agrupamentos, na qual os alunos se inscrevam para participarem em fóruns de educação para a saúde mental, onde encontrem mensagens de apoio, podcasts, artigos técnicos de apoio, desenvolvidos por profissionais sobre saúde mental dos jovens, contendo ainda um site informativo. A aplicação seria custeada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde.
- Integração do estudo e aprofundamento da saúde mental dos jovens nos currículos do ensino nas escolas básicas como área/domínio obrigatório em disciplinas como Cidadania e Desenvolvimento ou Ciências Naturais, através de práticas e estudos coordenados por psicólogos em áreas como o stress traumático, crises de ansiedade, medos e fobias, depressão, bullying e outros problemas emocionais e mentais.