PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Viso, Viseu


Exposição de motivos
Muitos jovens nãos e sentem confiantes com o seu aspeto físico, outros sofrem de doenças psíquicas sem sequer saberem, desenvolvendo problemas de ansiedade ou stress, desvalorizando o que sentem porque não têm acesso a apoio profissional ou por embaraço. Muitos jovens não se sentem à vontade para falar sobre as suas angústias com os pais, as escolas deverão estar mais atentas a estas situações e desenvolverem situações de acompanhamento técnico, emocional e psíquico, para se evitarem situações de "burn out" ou de depressão com efeitos perversos.


Medidas Propostas
  1. Existência nos Agrupamentos de escolas Básicas de equipas técnicas multidisciplinares de apoio ao diagnóstico, definição e acompanhamento de alunos em situações extremas de stress, ansiedade, depressão, e posterior encaminhamento para especialistas de cada área de intervenção ( mais psicólogos, terapeutas de alimentação, nutricionista).
  2. Criação e acompanhamento de uma aplicação para telemóvel, suportada pelo Ministério ou pelos agrupamentos, na qual os alunos se inscrevam para participarem em fóruns de educação para a saúde mental, onde encontrem mensagens de apoio, podcasts, artigos técnicos de apoio, desenvolvidos por profissionais sobre saúde mental dos jovens, contendo ainda um site informativo. A aplicação seria custeada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde.
  3. Integração do estudo e aprofundamento da saúde mental dos jovens nos currículos do ensino nas escolas básicas como área/domínio obrigatório em disciplinas como Cidadania e Desenvolvimento ou Ciências Naturais, através de práticas e estudos coordenados por psicólogos em áreas como o stress traumático, crises de ansiedade, medos e fobias, depressão, bullying e outros problemas emocionais e mentais.