PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Santa Cruz da Trapa, São Pedro do Sul


Exposição de motivos
Face à carga horária excessiva dos alunos em contexto de sala de aula, as dificuldades nos relacionamentos interpessoais e o sedentarismo dos jovens, acredita-se que a criação de uma semana de atividades lúdicas e desportivas poderão ser um fator potenciador de relações entre a comunidade educativa, ao mesmo tempo que promove a saúde e o bem-estar.
As decisões e as escolhas dos percursos escolares e profissionais dos jovens tem um impacto significativo na saúde e no bem-estar de qualquer individuo, como tal pretende-se que o serviço de orientação e vocação profissional vá para além da aplicação dos tradicionais testes e questionários, devendo ocorrer mais cedo, no inicio do 3.º ciclo e com a possibilidade de ao longo dos anos terem contacto com o mundo laboral. Tendo, assim, a oportunidade de fazerem uma escolha mais consciente e ajustada da realidade, evitando situações de stress, ansiedade e frustração, tão comum nas camadas mais jovens, não esquecendo que estão em processo de crescimento e de construção do seu autoconhecimento.
Para manter a atenção e a concentração nos tempos letivos é fundamental que os momentos de pausa sejam mais alargados, para que os jovens possam ter mais tempo de estar uns com os outros. Esta medida surge de uma necessidade que a nossa escola sentiu, tendo em conta a situação de pandemia que levou a uma redução drástica dos momentos de intervalo.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma semana exclusiva para atividades lúdicas e desportivas, por período, dirigida a toda a comunidade educativa.
  2. Obrigatoriedade de um sistema de orientação vocacional mais precoce e rigoroso.
  3. Alteração de horários com mais tempos de pausa.