PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo


Exposição de motivos
A saúde mental de uma pessoa está relacionada com a forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como se sente face aos seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. A adolescência é uma fase importante para aprendermos a lidar com todas as questões sociais e emocionais que podem assegurar o equilíbrio e a estabilidade mental. Todos os dias ouvimos falar de saúde mental e os problemas podem começar com insultos que levam a depressões e até por bullying e ciberbullying. Estas questões podem desencadear um pequeno problema mas também deixar marcas irreversíveis. As redes sociais também podem originar estes problemas de saúde na medida em que levam ao isolamento. Por vezes, o álcool e o consuma de substâncias aparece como uma solução imediata. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já anunciou que a maioria dos transtornos mentais que afetam adolescentes e jovens não é diagnosticada e nem tratada. Essa é uma realidade que nos desafia a todos em geral e em especial os responsáveis pela saúde pública e pela educação, pois aí poderemos prevenir, identificar e tratar atempadamente as questões de forma adequada.
Na sociedade atual, são muitos os fatores que podem desencadear sofrimento psicológico e desvios no desenvolvimento das crianças e jovens. Por exemplo, a crescente desestruturação familiar, as novas famílias e respetiva instabilidade afetam os jovens e adolescentes que muitas vezes sofrem em silêncio e não conversam com ninguém. Muitas vezes, os problemas são identificados porque há quebras no rendimento escolar e desvios em termos comportamentais.


Medidas Propostas
  1. Criar mecanismos de apoio e vigilância dos jovens adolescentes e recomendar aos pais e encarregados de educação que estejam atentos aos comportamentos dos seus educandos não os deixando isolados no uso excessivo das redes sociais. Nas escolas, criar equipas com elementos da educação, da saúde, da área da psicologia para rastreio e acompanhamento dos jovens em idade escolar, envolvendo também os encarregados de educação, para identificação de sinais e sintomas de qualquer tipo de transtorno.
  2. Realizar nas escolas ações de sensibilização para alunos e encarregados de educação para promoção da qualidade do sono, pois é durante o sono que o nosso organismo se regenera, gerando assim o equilíbrio físico e mental.
  3. Promover a educação emocional desenvolvendo ações para promover a autoestima, as competências da vida, a comunicação, os relacionamentos interpessoais e as competências parentais.