PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades


Exposição de motivos
O direito à saúde e, em especial, o direito à saúde mental e ao bem-estar em geral, é um direito central no desenvolvimento das crianças e jovens.
A importância e influência da saúde mental no nosso bem-estar individual e, consequentemente, coletivo traz inúmeros benefícios para a economia e sociedade.
As estatísticas demonstram que os problemas de saúde mental desenvolvem-se frequentemente na adolescência, podendo ter impacto no desenvolvimento harmonioso, no percurso escolar e no relacionamento social e familiar.
Os jovens, de hoje, serão os adultos do amanhã. Portanto, devemos acautelar o direito à saúde mental, eliminando o estigma e melhorando o acesso aos cuidados de saúde mental. Só assim teremos adultos saudáveis a contribuir para o desenvolvimento da atividade em termos laborais, familiares, comunitários e sociais.
As nossas propostas resultam da análise da realidade vivida pelos nossos jovens e são baseadas na prevenção e na promoção da saúde mental, tendo a consciência da necessidade premente de reforçar a intervenção junto das crianças e jovens e inverter a tendência de relegar para segundo plano a saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Reforçar a contratação de psicólogos e psiquiatras para as escolas.
  2. Dar formação a professores e assistentes operacionais na área da saúde mental.
  3. Introdução/reforço de uma componente dedicada à promoção da saúde mental no programa educativo, nomeadamente em Cidadania e Desenvolvimento.