PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Nelas


Exposição de motivos
Para a OMS a Saúde Mental vai além da ausência de doenças mentais. A Saúde Mental consiste no bem-estar físico, psíquico e social, de uma pessoa, para que ela se sinta capaz de exercer as suas actividades, usando as suas próprias habilidades. No entanto, a falta de investimento em saúde mental, tem originado graves lacunas na prevenção e cuidados psicológicos de crianças e jovens, com graves problemas do foro mental. Os anos de pandemia agravaram, ainda mais, a saúde mental, sobretudo dos jovens que se viram privados do convívio com amigos e familiares, com vidas alteradas e com a liberdade condicionada. O regresso às escolas veio dar a conhecer uma realidade preocupante: jovens mais tristes, mais ansiosos, mais desmotivados e em sofrimento, por vezes, profundo.
Sendo a saúde mental essencial para que a sociedade se desenvolva de forma produtiva, a educação, e deverá ler-se a Escola, é muito importante para a manutenção da Saúde Mental. O ensino não é apenas e somente, aprender a fazer e a ser. Abrange, também, competências socioemocionais como a empatia, a responsabilidade, o respeito pelo outro e a compreensão das diferenças. Para que isso aconteça, de forma estruturada e harmoniosa, é necessário que nas escolas se possam desenvolver ambientes plurais e pacíficos, sem estigmas sociais, em que todos os alunos, apesar das suas fragilidades e das suas especificidades, sejam respeitados, acarinhados e acompanhados por quem os possa ajudar e orientar. São necessários psicólogos escolares e outros técnicos da área da saúde mental que, em coordenação com os docentes e famílias, respondam às necessidades comportamentais dos jovens mais fragilizados e carentes. As medidas que propomos vão no sentido de a Escola poder ancorar os seus alunos, ajudando-os a encontrarem o equilíbrio, a felicidade e a esperança.
Assim, com a primeira medida pretendemos desenvolver laços de trabalho e cumplicidade entre alunos, professores, psicólogos e assistentes operacionais, dispostos a ajudarem quem precisa, realizando atividades que promovam o bem-estar de cada aluno.
Com a segunda medida pretendemos criar na escola atividades extracurriculares que permitam aos alunos viverem tempos livres de forma saudável, criativa, construtiva e relaxante.
Por fim, porque a saúde mental é um problema que afeta toda a família, é necessário dar as condições aos alunos e familiares, para que possam ter acesso a ajuda especializada (psicólogo ou psiquiatra),de forma gratuita.


Medidas Propostas
  1. Criação de grupos de voluntariado “Estou aqui para Ti!”, com a missão de perceber e diagnosticar alunos que precisem de ajuda.
  2. Promoção de atividades extracurriculares que valorizem os alunos e os ajudem a gerir o stress físico e emocional, como por exemplo: teatro, desporto, técnicas de relaxamento, meditação ou respiração.
  3. Atribuição de um voucher “Saúde Mental” que garanta ao aluno e família, consultas gratuitas, de acordo com a situação específica de cada caso.