PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais, Mortágua


Exposição de motivos
Os responsáveis pela dinamização dos gabinetes de apoio, técnicos especializados na área da psicologia, para além da ajuda prestada aos alunos, realizariam palestras e breves abordagens da temática da saúde mental no início das aulas de Cidadania e Desenvolvimento. As palestras seriam desenvolvidas mensalmente ou de dois em dois meses. Além destas dinâmicas, os técnicos seriam responsáveis pela divulgação e utilização de ferramentas de gestão emocional.
Os gabinetes estariam abertos a tempo inteiro.

A extinção dos exames no 9º ano pressupunha a realização apenas de uma avaliação contínua durante o respetivo ano letivo. Como os exames do 9º ano não são determinantes para o acesso ao ensino superior, tornam o ano letivo mais “stressante”, ocupado e agonizante. Com esta medida, os alunos não estariam sujeitos a tanta pressão, o que poderia refletir-se positivamente na sua saúde mental.

As linhas de apoio anónimas na escola, possibilitariam aos alunos desabafar sobre as suas preocupações, que por sua vez se refletem na aquisição das aprendizagens. Para este efeito seria necessária uma linha de telefone, anónima, dentro da escola, que permitiria o contacto do aluno com um profissional, que o poderia orientar ou apenas ouvir atentamente, libertando-o assim das suas preocupações.


Medidas Propostas
  1. Criação de gabinetes de apoio psicológico nas escolas.
  2. Extinção dos exames no 9ºano.
  3. Linhas de apoio na escola.