PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde


Exposição de motivos
Enquanto estudantes, sentimo-nos no dever de defender e promover a saúde e o bem-estar dos jovens. Ao participarmos ativamente no Parlamento dos Jovens 2023, recebendo um Deputado da Assembleia da República, constituindo listas e apresentando medidas que foram debatidas em Sessão Escolar, sentimos que temos a oportunidade de fazer ouvir a nossa voz.

Após uma reflexão cuidada, não só pretendemos que seja dada a devida atenção a esta causa, como também queremos chamar a tenção para o facto de que, em Portugal, não conseguimos ter uma rede eficaz de acesso a cuidados de saúde mental que responda às necessidades dos jovens.

Acreditamos que a apresentação das nossas medidas pode marcar o início de um caminho que fornece bases fortes para solucionar esta questão. Do mesmo modo, alimentamos a esperança de que, juntamente com as propostas das outras escolas participantes, consigamos impulsionar um debate sério sobre a saúde mental e tudo o que ela implica.

Na nossa primeira medida, propomos que sejam facultados às escolas os meios humanos e técnicos necessários para acompanhar o desenvolvimento de cada turma deste país, a fim de que os alunos se sintam apoiados na Escola e tenham acesso a cuidados de saúde mental gratuitos e eficientes.

Na segunda medida, propomos que seja atualizado o Programa Nacional de Saúde Escolar,já que este não é atualizado desde 2015, com a finalidade de responder às necessidades físicas e psicológicas dos jovens. Esta atualização traria benefícios para a comunidade educativa e permitiria que, em todas as escolas públicas, se conseguisse melhorar significativamente o bem-estar dos jovens.

Por fim, com a nossa terceira medida, propomos que se realizem movimentações e alertas nas escolas, através de atividades, debates e palestras, com o intuito de chamar a atenção e trazer à discussão os diversos aspetos relacionados com a saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Contratação de mais psicólogos para consolidar a rede de apoio presente nas escolas e acompanhar melhor o desenvolvimento de cada turma.
  2. Atualização do Programa Nacional de Saúde Escolar, com novos serviços especializados no bem-estar físico e psicológico da comunidade educativa.
  3. Realização regular de debates/palestras e atividades de sensibilização à temática da saúde mental, direcionados a toda a comunidade educativa.