PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Latino Coelho, Lamego


Exposição de motivos
Saúde mental nos jovens, um tema atual e de uma grande importância, apesar de ser um tema pouco valorizado.
A escola é o lugar onde um jovem passa a maior parte do seu dia, por isso é lá que reflete os seus problemas, o que acaba por prejudicar não só o jovem como também a sua aprendizagem. Deixar um aluno no seu espaço escolar com a sensação de que está num espaço seguro, onde tem a opção de falar e participar em sessões que realmente se identifique e se sinta melhor, automaticamente ajudando no seu bem-estar é uma mais valia.
Hoje em dia as escolas estão cada vez mais conscientes com o assunto mas não o suficiente para se tornar um espaço seguro para os alunos, temos então três medidas que achámos que deviam ser implantadas nas escolas.


Medidas Propostas
  1. Por turmas ser agendado mensalmente uma sessão/workshop com um representante (psicólogo) e um tema onde poderiamos expressar através de trabalhos sobre: · Pintura (desenhar ou pintar o que sentimos e o que achamos do tema);
    · Música (música em que a mensagem reflita o tema e os nossos sentimentos);
    · Dança (criação de coreografias individuais ou em grupo com passos que vão de encontro com o tema);
    · Escrita (expressar os nossos sentimentos sobre o tema referido com palavras, escrevendo poema
  2. Criação de uma “caixa” que permitisse a partilha de sentimentos, emoções e debate de questões de saúde mental. Anonimamente, por cartas com um código QR que posteriormente seria digitalizado com acesso a uma aplicação de âmbito nacional onde iria obter a resposta de um psicólogo.
  3. Realização de sessões para a comunidade educativa, com o tema saúde mental, englobando encarregados de educação, alunos, professores, etc. Elas podem decorrer presencialmente ou online, havendo um horário fixo, com o objetivo de todas as partes participarem. Posteriormente será difundido em podcast, sendo gravado com a autorização de todos os participantes e assim divulgado em âmbito escolar.