PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Castro Daire


Exposição de motivos
A pandemia de COVID-19 gerou confinamentos em prol da saúde e segurança de todos. Alterou as rotinas diárias e limitou a interação social e as atividades outdoor, o que, associado ao medo da infeção, originou sentimentos de incerteza, perda de controlo, ansiedade, tristeza e raiva. Isto porque os confinamentos geraram “stressores” (o isolamento social; o encerramento das escolas; a falta do contacto pessoal com os colegas, amigos e professores, os quais tiveram um impacto significativo na saúde mental dos adolescentes.
perante este cenário é necessário agir para minimizar sintomas de ansiedade, medo, tristeza, irritabilidade, o agravamento de comportamentos disruptivos, etc... e a Escola poderá ter aqui um papel preponderante.


Medidas Propostas
  1. Criar Grupo de Apoio em cada escola, onde os jovens pudessem desabafar;
  2. Formação de "primeiros socorros psicológicos" obrigatório para professores, auxiliares, com vista a capacitá-los para reagir em caso de stress / doença mental;
  3. Criar programas de Voluntariado em IPSS de apoio a idosos, inserido na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a partir do 5º ano e dinamizar/ criar clubes escolares incentivando os alunos para atividades lúdicas ( extra escola ). Projetos estes que poderiam ser desenvolvidos em parceria com as autarquias locais.