PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal


Exposição de motivos
Em primeiro lugar, propomos aulas de C.B.T (cognitive behaviour therapy), que significa terapia cognitiva comportamental, isto envolve ações, sentimentos e pensamentos. Um dos objetivos seria mudar a maneira como pensamos, pois os pensamentos não são reais, são apenas construtivos/prejudiciais.
Nestas aulas, podemos eleger um “delegado da felicidade” em cada turma, isto é, alguém em quem se possa confiar e falar sobre assuntos pessoais.
Poderíamos também praticar exercício físico, mudar os pensamentos negativos em positivos; encontrar um passatempo que nos acalme, etc.
Sabemos que a prática de atividades de mindfulness nas escolas é algo que já existe em alguns países e tem vindo a ter muito bons resultados, os alunos que têm esta disciplina/área, têm menos ansiedade e são mais concentrados nas aulas.
Em segundo lugar, sabemos que há vários temas que, de alguma forma, podem influenciar a saúde mental, como, por exemplo, a alimentação, a impacto das novas tecnologias, a sexualidade, os conflitos familiares, a vida escolar e social, os problemas financeiros, o bullying... Por isso, acreditamos que seria de extrema importância se, mensalmente, tivéssemos um convidado que fosse à escola dar uma palestra aos alunos sobre os diferentes assuntos associados à saúde mental dos jovens. Seria muito útil e enriquecedor para todos os jovens.
Por último, consideramos que o horário escolar acaba por ser muito excessivo para quem entra às 8:30h/8:40h e só sai às 17:25h/18:00h. Os jovens sofrem muito com ansiedade e stress, principalmente em tempos de testes e apresentações orais. Muitas vezes não dormem pelo menos 8 horas por dia ou têm atividades extracurriculares, o que complica muito os estudos. O mesmo se implica aos professores que trabalham, em média, mais de 46h semanais, todos estão muito sobrecarregados.
Propomos, por isso, que as aulas decorram só até às 16:00h/16:30h ou, então, comecem um pouco mais tarde, para termos, pelo menos, uma hora mais de descanso e, consequentemente, mais tempo para os estudos. Afinal, sem uma boa saúde mental, ninguém consegue obter bons resultados.
Em suma, na nossa opinião, as medidas que apresentamos, se colocadas em prática, poderão, de alguma forma, contribuir para a saúde mental dos jovens.


Medidas Propostas
  1. Ter aulas de C.B.T (cognitive behaviour therapy), com atividades de mindfulness, atividades ao ar livre e apoio mútuo entre os alunos.
  2. Ter convidados mensais, nas escolas, para falar sobre assuntos relacionados com a saúde mental.
  3. Diminuir o horário escolar (que é excessivo).