PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, Sernancelhe


Exposição de motivos
De acordo com o Programa Nacional de Saúde Escolar, “a Saúde Mental é uma área prioritária para a promoção de estilos de vida saudáveis, baseando-se no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que promovam a autoestima e a resiliência, atuando, também, na promoção de climas escolares salutares, de estilos de vida saudáveis e na prevenção de comportamentos de risco.”
Nos últimos anos, os problemas relacionados com a Saúde Mental têm vindo a aumentar e, como tal, é crucial que os jovens tenham consciência dos problemas associados a esta realidade.

A exclusão social, o bullying, o estigma e a violência escolar, são exemplos de problemas que preocupam os jovens. Por isso, devem ser dinamizadas sessões de esclarecimento e debates que permitam uma abordagem desconstrutiva destes problemas, possibilitando um trabalho de proximidade entre os psicólogos (Serviços de psicologia e Orientação) e os alunos, no sentido de promover um ambiente de maior confiança. Dessa forma, os alunos terão mais facilidade em expor os seus problemas e, assim, serem ajudados a ultrapassar algumas situações, que normalmente estão associados à fase da adolescência e que podem afetar a sua saúde mental.
É igualmente importante que os professores estejam atentos ao comportamento dos seus alunos, no sentido de os encaminhar para os recursos mais adequados. No sentido de melhorar a motivação dos alunos, a escola deve também procurar implementar projetos diferenciadores e atrativos, de forma a que os alunos se envolvam com entusiamo.
Horários muito preenchidos ou com pouco tempo de descanso podem levar à exaustão, stress, ansiedade, raiva. A exaustão do aluno conduz ao desinteresse deste pela escola, falta de motivação e, consequentemente, ao insucesso escolar. Todo este contexto pode interferir também no ambiente familiar.
Ter tempo para intercalar a vida pessoal e a vida escolar é importante para o desenvolvimento pessoal e social de qualquer jovem.


Medidas Propostas
  1. Ajuda psicológica e orientação para a comunidade escolar, promovendo palestras e campanhas de sensibilização e aprendizagem dinâmicas e inovadoras sobre a saúde mental
  2. Redução da carga horária, horários mais flexíveis e redução das tarefas que lhe estão associadas
  3. Implementação de projetos inovadores